Redes Elétricas Subterrâneas

A adoção de rede elétrica subterrânea em um empreendimento conquista clientes pela beleza e inovação tecnológica

A Bonafé Engenharia Elétrica projeta e executa redes elétricas subterrâneas para loteamentos, condomínios residenciais, industriais e áreas públicas.

Prática muito comum na Europa e Estados Unidos, a adoção de rede elétrica subterrânea em loteamentos apresenta diversas vantagens para a população das áreas em que é utilizado.

Além disto, este modelo pode valorizar o investimento realizado na propriedade, tanto no curto prazo, por ser um recurso diferenciado, quanto no longo, por se tratar de uma tendência.

A possibilidade de adoção de LED na iluminação ornamental também gera um diferencial, uma vez que esta tecnologia, além de vantajosa do ponto de vista estético e de custo, valoriza propostas de empreendimentos modernos e sustentáveis.

Vantagens da rede elétrica subterrânea

Clique no botão + para detalhes

Estética

Visual mais natural e harmônico, com ausência de postes de concreto, cabos e fios elétricos poluindo a paisagem e restringindo a área de passeio.

Paisagismo

Enquanto na rede elétrica tradicional há limitações das espécies que podem ser plantadas nas calçadas em função de risco de contato com os cabos elétricos, com rede subterrânea as opções são muito maiores.

Disponibilidade de energia

O fornecimento de energia elétrica não é afetado por fatores externos como vendavais, queda de árvores, postes derrubados por colisão de veículos.

Segurança

Ausência de risco com pipas e de rompimentos de cabos causados por caminhões.

Iluminação ornamental

Rede elétrica aérea deve respeitar os padrões de luminária e lâmpada da concessionária de energia ou da prefeitura, em uma rede subterrânea pode ser utilizado o modelo que se desejar. Com isto, pode-se optar por postes ornamentais metálicos, com formatos e cores de acordo com a proposta do condomínio, e adoção de lâmpadas de LED.

A Bonafé – Engenharia Elétrica oferece:

Elaboração de projeto elétrico de rede subterrânea e de iluminação ornamental.
Elaboração de projeto de rede de dados(para fibra ótica) e telefonia integrados.
Aprovação do projeto elétrico subterrâneo junto à concessionária de energia.
Construção da rede elétrica subterrânea (civil e elétrica).
Estudo técnico e financeiro para alteração do projeto elétrico de aéreo para subterrâneo.

A Bonafé possui 10 anos de experiência com desenvolvimento, aprovação e execução de redes elétricas subterrâneas, e 40 anos em redes elétricas.

Possuímos em nosso quadro engenheiros eletricistas e civis, trabalhando de forma integrada para entregar redes subterrâneas com qualidade e eficácia total.

Trabalhamos com equipes próprias, capacitadas internamente e que atuam em todas as fases da obra, evitando falhas de construção civil que comprometam o funcionamento posterior da rede.

Concepção Geral da Rede Subterrênea

Uma rede elétrica subterrânea possui os mesmos elementos de uma rede elétrica tradicional (aérea), porém com configurações diferentes, e alguns dispositivos extra:

– Transformadores: em rede subterrânea são utilizados transformadores em pedestal, posicionados sobre bases de concreto enterradas.

– Quadro de Distribuição em Pedestal (QDP): protege e secciona a rede secundária do loteamento, não existe equivalente na rede aérea.

– Iluminação: como não possui postes de concreto, a iluminação do loteamento é realizada com postes ornamentais metálicos.

– Telefonia e dados: devem possuir eletrodutos e caixas de passagem específicos, pois não podem compartilhar a estrutura de rede elétrica. Uma tendência é unificar telefonia e dados em uma única rede inteligente de fibra óptica.

– Pontos de atendimento aos lotes: a alimentação dos lotes é realizada a partir de caixas de passagem localizadas no passeio. Portanto, o projeto urbanístico deve contemplar a divisão do passeio para arborização, rede elétrica, rede de dados e água.

Construção da Rede Subterrânea

A construção de uma rede subterrânea pode ser dividida em três etapas. A primeira é a etapa civil, onde são instalados todos os eletrodutos, caixas de passagem, bases de transformadores e de QDPs, bem como algumas estruturas especiais enterradas. Como envolve abertura de valas no passeio e nas ruas, deve ser realizada logo após a implantação da infraestrutura de água, esgoto e drenagem e antes do asfalto.

A segunda é a etapa de instalação eletromecânica, que envolve passagem de todos os cabos elétricos, instalação de transformadores e QDPs, colocação de barramentos e conexão de todos os elementos.

Por fim, é realizada a instalação da iluminação ornamental, que envolve instalação dos postes e conexão das luminárias à rede dedicada.

Após concluída a implantação, a Bonafé utiliza um sofisticado aparelho para testar a rede elétrica, e assim identificar e sanar eventuais falhas antes da energização e entrega para o cliente.

Ainda na documentação de entrega, a Bonafé disponibiliza para o cliente o “as-built” do projeto, muito importante uma vez que mostra a localização de todos os elementos enterrados da rede.

Elaboração do Projeto

Elaboramos o projeto elétrico subterrâneo para seu empreendimento, em acordo com as normas da concessionária de energia local, respeitando o projeto urbanístico e garantindo uma solução adequada.
Saiba mais…

Processo de Aprovação

Conduzimos todo o processo de aprovação do projeto elétrico subterrâneo na concessionária, necessário para a construção da rede e posterior obtenção do TVO – Termo de Validação de Obra – emitido pela prefeitura e necessário para liberação do empreendimento.
Saiba mais…

Solução Integrada

oferecemos solução integrada para fornecimento de energia elétrica em seu empreendimento, de forma que sua empresa não precise se preocupar com datas, documentos, trâmites burocráticos nem tampouco administrar cronogramas, segurança do trabalho, qualidade e eficácia da rede elétrica.
Saiba mais…

Para mais informações sobre redes elétricas subterrâneas para seu empreendimento, fale com a Bonafé!