As 230 unidades do SENAI-SP e SESI-SP de todo o estado trabalharam em 2022 em um programa de eficiência energética que resultou em uma redução de 25% do consumo de energia elétrica da rede.
O programa incluiu ações como: implantação de usinas fotovoltaicas, gestão digitalizada de energia, o estudo de viabilidade da compra de energia limpa e a substituição de lâmpadas.
A troca de lâmpadas fluorescentes por LED foi uma das primeiras realizações. No total, foram substituídos cerca de 136 mil itens que possibilitaram economia de 11% no consumo de energia elétrica, que chega a quase 9 GWh/ano.
Referente aos sistemas fotovoltaicos instalados nas unidades, os mesmos geram aproximadamente 11 GWh/ano. “Uma energia renovável gerada sem emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo à natureza”, enfatizaram.
Para que tudo isso funcione de maneira sustentável e otimizada, o projeto conta com uma gestão digitalizada de energia, por meio da instalação de equipamentos que monitoram em tempo real toda rede.
Esse sistema possibilita o monitoramento da geração de energia pelas micro usinas, alertando as escolas quando a geração não estiver adequada, para que sejam tomadas ações de manutenção, por exemplo. Além disso, o monitoramento evita multas por “estouro de demanda” resultando em economia financeira para o SESI-SP e SENAI-SP.
Quer economizar também?
WhatsApp: https://bit.ly/2MRY63a
E-mail: comercial@bonafe.com.br
Telefone: 19-3424-1988
Site: www.bonafe.com.br
Fonte: Canal Solar
#energiasolar #energia #energiafotovoltaica #energiaeletrica #energiapositiva #invest #empreendedores #empreenda #vendas #piracicabaeregiao #saopaulo