A resposta é bem simples: O fio elétrico, também chamado de fio sólido ou fio rígido, possui apenas um elemento de cobre em seu interior e é produzido entre 1,5mm2 a 10mm2.
Já o cabo é formado por vários fios e possui especificações diferentes como: rígido, sólido, semi-flexível, semi-rígido, 7 pernas, 19 pernas, dentre outros.
O cabo é mais flexível que o fio e uma mudança mais específica entre fios e cabos é a blindagem, quando um isolante envolve um fio ele está lidando somente com um campo radial – atração elétrica em volta do fio de cobre. Já no cabo existem vários campos radiais, pois possuem vários fios. Para que só exista um campo na hora da isolação, semicondutores são produzidos para envolver os fios que formarão um cabo.
É importante saber que tanto o cabo quanto o fio conseguem conduzir energia elétrica da mesma forma sem diferenças ou perdas.
Agora quando você pensar em fios e cabos vai poder escolher com certeza o termo correto, o uso e a hora certa de optar por um tipo de cabo ou fio.
Curtiu? Aqui você fica por dentro do mundo elétrico!