O sol e o vento são os dois fenômenos naturais mais frequentemente aproveitados para energia renovável, mas uma cidade no norte do Japão acredita que pode explorar um recurso negligenciado que tem em abundância: a neve.
Um teste de comprovação na cidade de Aomori começará neste mês e vai até março. A cidade realizará o teste em cooperação com a Forte, uma startup local de tecnologia da informação, juntamente com a Universidade de Eletrocomunicações de Tóquio.
O teste envolverá despejar a neve removida por arados da cidade em uma piscina localizada em uma escola fechada. A eletricidade será gerada usando o diferencial de temperatura entre a neve e o ar externo.
Os tubos de transferência de calor serão colocados na neve, a fonte de ar frio. O ar externo, entretanto, é aquecido pelo sol.
Essa diferença de temperaturas é usada para criar uma corrente de convecção em um refrigerador dentro de uma turbina. A corrente de convecção gira a turbina para produzir eletricidade.
Koji Enoki, professor associado da Universidade de Eletrocomunicações, desenvolveu o sistema. Estima-se que este processo possa produzir eletricidade de forma tão eficiente quanto a energia solar.
Espera-se que a energia da neve seja gerada a custos baixos. Da mesma forma, o transportador marítimo japonês Mitsui O.S.K. Lines (MOL) planeja comercializar um sistema que gera eletricidade usando diferenças de temperatura entre as águas superficiais e as profundidades dos oceanos.
A MOL visa gerar energia a um custo de aproximadamente 20 ienes (14 centavos) por quilowatt-hora até o ano de 2025. Isso seria menor do que os custos da energia eólica offshore e energia térmica a óleo em 2030, conforme estimado pelo Ministério do Japão de Economia, Comércio e Indústria.
A energia da neve faz uso de diferenças de temperatura maiores do que a conversão de energia térmica oceânica, portanto, há potencial de que custe ainda menos para gerar eletricidade.
Aqui não temos neve mas teve sol em abundância!
WhatsApp: https://bit.ly/2MRY63a
E-mail: comercial@bonafe.com.br
Telefone: 19-3424-1988
Site: www.bonafe.com.br
Fonte: ABSOLAR
#energiasolar #energia #energiafotovoltaica #energiaeletrica #energiapositiva #invest #empreendedores #empreenda #vendas #piracicabaeregiao #saopaulo