🗣 A UFPR (Universidade Federal do Paraná) desenvolveu e estará à frente da instalação de um projeto fotovoltaico em Curitiba (PR) com OPVs (Organic Photovoltaics), ou filmes fotovoltaicos orgânicos. Eles serão instalados em pontos de ônibus, chamados de estações-tubo, na cidade.
Os OPVs são materiais feitos com polímeros e que atuam como módulos fotovoltaicos de silício na geração de energia elétrica, mas são leves e flexíveis, portanto não alteram a arquitetura da estação.
“As superfícies dos telhados das duas estações-tubo serão adesivadas com vários painéis de OPVs, conectados em paralelo e posteriormente a um inversor”, explica Lucimara Stolz Roman, coordenadora do projeto na UFPR.
De acordo com ela, a energia gerada será usada para o consumo da própria estação, com a abertura e fechamento das portas, uso do elevador, na iluminação e nos pontos de recarga para celulares. Quando a eletricidade gerada for maior que a demanda da estação, a mesma será distribuída na rede pública.
As escolhidas para a instalação dos OPVs são as estações-tubo Itajubá – uma no sentido centro e outra no sentido bairro. “Serão dois sistemas com potências diferentes. O número de células [instaladas em cada estação] também serão diferentes. O projeto elétrico está em refino de estudo”, diz Roman, esclarecendo que ainda faltam algumas definições técnicas para as instalações.
E aí, podíamos ter em Pira?
WhatsApp: https://bit.ly/2MRY63a
E-mail: comercial@bonafe.com.br
Telefone: 19-3424-1988
Site: www.bonafe.com.br
#energiasolar #energia #energiafotovoltaica #energiaeletrica #energiapositiva #invest #empreendedores #empreenda #vendas #piracicabaeregiao #saopaulo