🗣A Agência Internacional de Energia incluiu o aceleramento de instalações de novos projetos eólicos e solares entre os 10 pontos propostos em um plano para reduzir a dependência da União Europeia em relação ao gás natural russo. O estudo foi elaborado em face do conflito militar na Ucrânia e consequentes sanções econômicas promovidas pelo bloco europeu contra a Rússia.
A Agência destacou que a UE importou, por meio de gasodutos, uma média de 380 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural russo em 2021, totalizando cerca de 140 bilhões de metros cúbicos no ano. Além disso, em torno de 15 bilhões de metros cúbicos foram entregues na forma de gás natural liquefeito (GNL). A soma de 155 bilhões de metros cúbicos vindos da Rússia correspondem cerca de 45% do total importado pela UE e quase 40% do total consumido.
O ponto número 4 do plano da IEA é acelerar a instalação de novos projetos eólicos e solares. A entidade indica que já é previsto um aumento de 15% na produção dessas fontes no continente, superando os 100 TWh. A análise sugere que, uma política conjunta para acelerar novos acréscimos de capacidade poderia entregar mais 20 TWh no próximo ano.
“A maior parte desse total viria de projetos de geração centralizada de energia solar e eólica cujas datas de conclusão poderiam ser adiantadas reduzindo atrasos com licenças e permissões”, diz o plano. “Isso inclui esclarecer e simplificar responsabilidades entre os órgãos de licenciamento, aumentar a capacidade administrativa, estabelecer prazos claros para os processos e digitalizar formulários e pedidos.”
A IEA ainda destaca a importância de acelerar as instalações fotovoltaicas na modalidade de geração distribuída. “Um programa de curto prazo, cobrindo 20% dos custos de instalação, poderia dobrar o ritmo do investimento por um custo de cerca de 3 bilhões de euros. Isso aumentaria a produção anual desse tipo de sistema para 15 TWh.”
O impacto estimado de todas essas ações seria uma geração adicional de 35 TWh de novos projetos renováveis ao longo do próximo ano, reduzindo o uso de gás em 6 bilhões de metros cúbicos.
Força Ucrânia!!!
WhatsApp: https://bit.ly/2MRY63a
E-mail: comercial@bonafe.com.br
Telefone: 19-3424-1988
Site: www.bonafe.com.br
#energiasolar #energia #energiafotovoltaica #energiaeletrica #energiapositiva #invest #empreendedores #empreenda #vendas #piracicabaeregiao #saopaulo