STARTUP BRASILEIRA CRIA ROBÔ QUE LIMPA PAINÉIS SEM USO DE ÁGUA

A Solar Bot, startup fundada por engenheiros da UnB (Universidade de Brasília), está desenvolvendo, segundo a companhia, o primeiro robô de limpeza de painéis solares nacional, totalmente autônomo e que não utiliza água.

“Nossa solução segue os moldes de operação robotizada que deram certo em grandes usinas na Europa, diminuindo o custo de manutenção e mantendo a eficiência da usina fotovoltaica”, afirmou Rédytton Brenner, fundador da Solar Bot.

“O fato de não utilizar água é interessante pois possibilita poupar um recurso precioso, deixar a operação mais barata e, inclusive, realizar a limpeza em plantas que estão em locais remotos”, ressaltou.

Para se ter uma ideia, as perdas de produção de energia solar devido a sujeira representam 7% de toda geração nos Estados Unidos e podem chegar a quase 50% no Oriente Médio, segundo o NREL (National Renewable Energy Laboratory).

Além disso, o relatório Soiling Losses – Impact on the Performance of Photovoltaic Power Plants 2022, publicado pela IEA-PVPS (Programa de Sistemas de Energia Fotovoltaica da Agência Internacional de Energia), aponta que a perda de receita devido à sujeira no módulo deve chegar a quase R$ 40 bilhões em 2023.

Sustentabilidade chegando ao extremo, coisa linda de se ver! Quer ter energia solar também e não sabe como? 

WhatsApp: https://bit.ly/2MRY63a

E-mail: comercial@bonafe.com.br

Telefone: 19-3424-1988

Site: www.bonafe.com.br

Fonte: Canal Solar

#energiasolar #energia #energiafotovoltaica #energiaeletrica #energialimpa #energiarenovavel #investimento #economia #contadeluz #piracicaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *