🗣Os drones tendem a reduzir tempo de inspeção das linhas e aumentar a segurança dos trabalhadores, elevando a eficiência dos serviços de manutenção.
Empresas que controlam a transmissão e a distribuição de energia elétrica e dados têm papel decisivo na sociedade atual. São milhões de quilômetros de linhas espalhadas por todo o Brasil, pelas quais são transmitidas nossas informações e eletricidade.
Atualmente, gasta-se na manutenção dessa infinidade de linhas quantias imensas de dinheiro. A inspeção preventiva das torres de transmissão é altamente dispendiosa, perigosa e demorada.
Inúmeras são as vantagens para a implementação de drones em inspeções de linhas de transmissão:
– Os drones podem mover-se sobre terrenos acidentado, onde é difícil para os trabalhadores de solo se deslocarem. Também podem enviar fotos que mostram a condição das linhas de energia.
– Os drones realizam o trabalho de forma muito mais rápida, em razão de sua praticidade e operacionalidade.
– Os drones não podem inspecionar tubulações enterradas, por razões óbvias. Contudo, podem obter imagens de vegetação em volta de dutos que podem sinalizar problemas – a vegetação morta frequentemente é sinal de vazamentos.
– Redução dos custos de serviços, tanto para inspeções de rotina quanto para levantamento de danos nas redes de energia após desastres naturais.
– Melhora na segurança dos trabalhadores envolvidos diretamente na inspeção.
Gostou? Com a gente você fica sabendo de tudo que é interessante no mundo da eletricidade.