A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. Baseia-se no denominado efeito fotoelétrico, através do qual determinados materiais são capazes de absorver as partículas luminosas da radiação solar (fótons) e liberar elétrons, gerando corrente elétrica. Ou seja, quanto maior a radiação solar nas placas fotovoltaica, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.
As instalações do sistema fotovoltaico possuem dois elementos básicos: painéis fotovoltaicos e inversor. Os painéis fotovoltaicos são os responsáveis pela captação da radiação solar e transformação em energia elétrica. Já o inversor é o responsável pela conversão da corrente elétrica contínua, gerada pelos painéis fotovoltaicos, em corrente alternada, apta para o consumo (mesma energia fornecida pela Concessionaria de energia local).
Os sistemas fotovoltaicos podem ser divididos em dois grupos: ON-GRID e OFF-GRID. Os sistemas ON-GRID são conectados a rede elétrica da Concessionária de energia local, ou seja, a energia elétrica gerada através do sistema fotovoltaico é consuma instantaneamente pelo local de instalação ou, no caso, da geração ser superior ao consumo, é injetado na rede elétrica da Concessionária, gerando créditos para o gerador. Já no caso dos sistemas OFF-GRID, estes não se integram a rede elétrica da Concessionária e geralmente são utilizados em locais remotos ou onde o custo da energia elétrica da Concessionária local é maior que o custo do próprio sistema - utilizam baterias estacionárias para armazenar a energia.
A instalação do sistema fotovoltaico gera uma série de benefícios, tais como:
Tem alguma dúvida sobre o seu projeto?